Sobre Gratidão

Nos últimos tempos tenho-me esforçado não só por viver mais devagar como para parar e pensar sobre determinados sentimentos, observar, refletir e interiorizar vivências e sensações em todos os momentos do dia, em qualquer lugar, rodeada ou não por outras pessoas.
A Gratidão tem sido uma espécie de âncora pessoal sempre que estou mais em baixo, tento focar-me nela, nas coisas boas que tenho para agradecer à vida. Reconheço que por vezes é difícil, quando temos algum problema, quando estamos doentes e não conseguimos desviar o foco, no entanto se o conseguirmos fazer, relativizar mais a situação torna-se menos pesada e mais fácil de suportar.
Sinceramente acho que nos habituámos a queixarmo-nos, e quem não o faz é olhado com desdém, ao invés de se tentar seguir o mesmo caminho, da gratidão pelo que se tem, não, é muito mais fácil manter o registo queixume.
Observando quem me rodeia no supermercado, no cabeleireiro, na peixaria, no hospital, nos transportes públicos… o discurso é sempre o mesmo, de queixume e pessimismo sobre tudo e mais alguma coisa, o primeiro e mais comum como desbloqueador de conversa é o tempo, ora porque chove/ora porque não chove, e a partir daí é uma verdadeira bola de neve de queixas. São discurso tóxicos que se lhe prestamos atenção nos tiram o nosso foco, da gratidão.
Quando percebo que estou rodeada destes tipo de pessoas, ignoro o assunto, afasto-me sempre que possível, pois sei que este ambiente/pessoas não me vão acrescentar nada de bom, as boas energias são fundamentais para vivermos em paz connosco e com o mundo.  Não digo que não haja motivos, porque todos os temos, para nos lamentarmos mas se nos focarmos nas coisas positivas, se relativizarmos, tudo se torna mais leve.
Acredito muito mais que devemos agradecer e valorizar e mesmo quando é difícil e a vida fica de pernas para o ar, devemos colocar em perspetiva e ver que ensinamento nos está a transmitir, porque a vida sabe sempre o que faz e qual é o nosso lugar, nada acontece por acaso e todas as situações são de aprendizagem e devemos ser gratos por isso.

20180331_122631

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s