A minha lista de compras

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“Vai comigo às compras!” – Poderia dizer que isto é uma das coisas que mais me pedem, a seguir às receitas! Como nem sempre calha, costumo dar alguns conselhos como a leitura dos rótulos, os nomes dos açucares escondidos e evitar as listas extensas de ingredientes. Acho que é uma ajuda!

Bom… Como tal decidi fazer um post com a minha lista de compras. Obviamente que não compro tudo isto todas as vezes que vou ao supermercado! É mais o que faz parte da minha alimentação dependendo dos meses do ano, das necessidades, das promoções, etc. e acho que vem deitar abaixo a teoria de “agora não comes quase nada”. Vamos lá ver se como ou não!

É possível que me vá esquecer de algumas coisas, mas vamos a isso:

  • Abacate (compro muito de vez em quando porque não é uma coisa que eu adore)
  • Abóbora (para sopas, purés, bolos, granola)
  • Alho, alho francês, cebola, chalotas
  • Alface, rúcula, agrião (Tenho quase sempre na minha horta)
  • Tomate, pepino, pimento
  • Batata doce
  • Brócolos, couve flor, couve roxa, couve lombarda, couve galega, etc.
  • Fruta, não esquecendo os frutos vermelhos (tendo atenção à fruta da época e à lista das frutas que apresentam os níveis mais elevados de pesticidas [deixo a lista no final] para tentar substitui-las por biológicas ou optar por não comer)
  • Limão (nunca pode faltar)
  • Beterraba, curgete, nabo
  • Cebolinho, coentros, salsa, mangericão, oregãos, tomilho (tenho sempre na minha hortinha)
  • Cogumelos frescos
  • Espinafres (sempre biológicos ou da minha horta)
  • Ervilhas, favas, milho, cenouras
  • Gengibre (raiz)
  • Grão de bico, feijão frade, feijão preto e vermelho, feijão mungo, feijão azuki, lentilhas
  • Açafrão, pimenta preta, cominhos, pimentão doce, canela do ceilão, gengibre em pó
  • Sal marinho ou flor de sal (ler sempre os ingredientes do sal)
  • Azeite, óleo de coco, vinagre balsâmico, vinagre de sidra
  • Avelãs, nozes, amêndoas, amendoins, cajus
  • Flocos de aveia, trigo sarraceno
  • Quinoa, millet
  • Arroz puff, millet puff
  • Farinha de espelta, arroz, aveia, coco, milho, integral
  • Polvilho doce
  • Sementes (chia, girassol, sésamo, papoila, abóbora, linhaça, cânhamo)
  • Bajas de goji, arandos e tâmaras
  • Coco ralado e em chips
  • Iogurtes naturais biológicos
  • Mel, geleia de agave, geleia de arroz
  • Açúcar mascavado e de coco
  • Leite de coco, bebida vegetal de aveia ou amêndoa (ter sempre atenção aos ingredientes ou fazer em casa)
  • Ovos
  • Cavala, atum, pescada, perca, camarão, bacalhau, sardinha, carapau
  • Frango, peru
  • Tofu, soja granulada
  • Chocolate (cacau igual ou superior a 70%)
  • Cacau cru em pó e em pepitas
  • Chá (preto, verde, camomila, frutas, etc…)
  • Queijo fresco, queijo quark e queijo com % baixa de gordura (atenção aos ingredientes)
  • Pão integral ou de sementes (normalmente faço em casa)
  • Agar-agar
  • Doces de fruta sem adição de açúcar
  • Manteiga ghee, manteiga de amendoim e de amêndoa

Nunca é demais relembrar que esta é a alimentação que me faz sentir bem e que resulta comigo. Não somos todos iguais e eu não tenho nenhum estilo de alimentação definido, é uma mistura de vários, porque eu gosto assim!

Não esquecendo as listinhas dos alimentos contaminados por pesticidas:

Estas listas são feitas pela Environmental Working Group (EWG) que todos os anos divulga duas listas – a dirty dozen e a clean 15, onde estão presentes os alimentos mais e menos contaminados por pesticidas.

Podem ver aqui a lista dos dirty dozen e aqui a dos clean fifteen.

Boas compras!

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