O que eu fiz para ser mais saudável

Muitas são as perguntas que me fazem em relação à minha alimentação. Desde o que é que eu como, às formas de substituir alimentos por outros mais saudáveis.

Costumo dizer sempre que o mais correto será ir a uma nutricionista e esclarecer todas as duvidas, contudo não tenho problema em partilhar a minha experiência e como iniciei esta caminhada.

IMG_8333m cópia

Hoje é isso mesmo que vou partilhar com vocês.

  • O que fiz em primeiro lugar foi ler! Ler muito sobre as opções de mudança e especialmente sobre os melhores alimentos para substituir o que estava habituada a comer. Depois foi ir experimentando aos poucos…
  • Aprendi a ler rótulos! Posso dizer que nunca mais comprei o que quer que fosse a olhar para as calorias. Gordura, açúcar e sal é o que importa. Deixo-vos aqui uma cábula que me ajudou muito no inicio. Passado um tempo já passa a ser uma coisa natural. É bom ter estes números bem presentes, pois nem tudo o que se diz saudável, é saudável!

 

  • Passei a comer fruta ao pequeno almoço e aumentei em muito o consumo de verduras e legumes em todas as refeições (sim, por vezes até ao pequeno almoço) e como muita sopa.
  • Deixei para trás o açúcar branco, reduzi ao máximo os fritos e os alimentos processados.
  • Passei a fazer as minhas próprias bolachas e habituei-me a comer chocolate sempre com cacau superior a 70%, para quando bate aquela vontade de comer doces.
  • Comecei a tentar consumir alimentos biológicos sempre que possível, ou em alternativa alimentos da época, que são sempre mais saudáveis.
  • Criei rotinas para o consumo de água, número de refeições, horas de sono e prática de exercício físico.
  • E por fim, adotei estas mudanças definitivamente e não apenas durante algum tempo para atingir algum objetivo.

Acho que o importante é tornarmo-nos mais conscientes sobre o que nos faz bem ou mal. Nem tudo vai resultar… Nem tudo vai saber tão bem como aquilo a que estávamos habituados a comer… Pode ser difícil mudar e encontrar o caminho, mas não desistam! Vale muito a pena!

Dizem que demoramos 21 a criar um hábito…

Atrevam-se!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s