Dica de Refeição Rápida e Deliciosa

Sabem aqueles dias em que chegamos a casa em cima da hora de jantar, famintos, a vontade de cozinhar é pouca e as ideias são ainda menos?! Agora juntem a isso uma criança agarrada às vossas pernas a pedir atenção e a começar a dar sinais de cansaço.
Para estes dias tenho sempre algumas coisas adiantadas para ser praticamente só aquecer e servir. São elas Molho de tomate, atum ao natural ou queijo.

No verão quando é a época do tomate faço sempre uma boa quantidade de molho deste belo fruto e congelo em doses individuais, quando preciso é só colocar numa frigideira e deixar descongelar lentamente. Este molho fica ótimo só com uma massa cozida e um pouco de queijo ou como base de outros pratos, como o que vos trago hoje.
Começo por vos deixar a receita do molho de tomate, não sei as quantidades porque costumo fazer a olho, é ir colando na panela até estar cheia.
Trituro sempre tudo na Bimby antes de cozinhar para ter mais espaço, caso não tenhoam nenhum robot de cozinha é melhor picar finamente com a faca e triturar com a varinha mágica no fim de cozinhado.

Molho de Tomate:
Ingredientes:
– Tomates bem maduros
– Cebolas
– Alhos
– Coentros frescos
– Azeite
– Sal

Preparação:
Escaldar os tomates em água quente e retirar a pele, de seguida descascar as cebolas e os alhos.
(opção Bimby) Colocar no copo e triturar a cebola, o alho e os coentros, até ficar uma papa bem desfeita. Retirar do copo, reservar e fazer o mesmo processo para o tomate. Se fizerem pouca quantidade pode fazer na Bimby é só acrescentar o primeiro preparado e temperar com azeite, sal e deixar cozinhar 30 min. vel.1. No fim vejam se já tem uma consistência boa ou necessita cozinhar mais um pouco.
(opção sem Bimby) Picar as cebolas, os alhos, o tomates e os coentros para uma panela grande, temperar com azeite e sal e deixar cozinhar cerca de 30 minutos, ir mexendo. Triturar com a varinha, se estiver muito líquido deixar apurar mais um pouco.

No fim de frio colocar em forminhas de silicone para queques e levar ao congelador, depois de congelados é só guardar num sacos plástico.

Com esta maravilha no congelador é fácil salvar os jantares num abrir e fechar de olhos, querem ver?

Quinoa com Molho de Tomate, Beterraba e Atum

Ingredientes:
– 1 cháv. de Quinoa
– 2 cháv. de água
– sal q.b.
– 1/2 Beterraba
– 2 Doses de Molho de Tomate
– 1 lata de Atum ao natural

Preparação:
Colocar a dose do molho de tomate na frigideira em lume brando para ir descongelando lentamente.
Entretanto lavar a quinoa e colocar num tacho com água e o sal por 15 minutos ou até estar cozida.
Quando parte do molho já tiver descongelado e estiver em estado líquido na frigideira, chegou a altura de ralar a beterraba e acrescentar juntamente com o atum, envolver bem e deixar até o molho estar completamente descongelado, deixar apurar por 5 minutos e servir.
20180106_131147
Muito fácil não acham?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s