Não tenho desejos para 2018

A tradição à meia noite de comer 12 passas e pedir 12 desejos é uma coisa que me passa um bocadinho ao lado. E porquê? Porque prefiro ter objectivos para alcançar em vez de desejos, tantas vezes irreais.
Eu vejo os objectivos como algo mais concreto. Os desejos não passam de desejos se não traçarmos objectivos para os concretizar!
Queremos perder ou ganhar peso? Temos que fazer alguma coisa! Queremos trocar de carro mas o ordenado não estica? Temos que encontrar uma forma de poupar! Nada vai acontecer por milagre, ou seja, não basta desejar que alguma coisa aconteça. É preciso ter objectivos e metas para os alcançar.
Por isso mesmo, este ano não tenho desejos. Tenho uma meta e vários objectivos que me levarão a alcança-la.

Em 2018 quero apenas encontrar o meu equilíbrio.

E andava aqui a pensar em como ia passar isso para o papel, porque queria efectivamente reflectir sobre o assunto mas fazer listas intermináveis de coisas… Ehh… Não acho muita piada.

Vai daí o universo conspira sempre a nosso favor, não é mesmo? Pois bem, há dias vi no instagram do Made by Choices a Vânia a falar da roda da vida ou pizza da vida, e por curiosidade fui ver o canal no youtube da Sofia de Assunção, onde ela explica o que é e como fazer. E tcharammmm… Era mesmo isto!
Muito resumidamente (vejam o vídeo), através de um circulo dividido com as mais variadas áreas da nossa vida (ou as mais importantes), temos que pensar um bocadinho sobra cada uma delas e atribuir-lhe um valor que indicará o nosso nível de satisfação e depois pensar no nível que queremos alcançar, dando-lhe outro valor.
A seguir é preciso começar a traçar metas e objectivos para poder alcançar esses valores. Bom, não me vou alongar muito mais, pois ninguém melhor que a Sofia para vos explicar isso.

Tudo isto para vos dizer que fazer este circulo, reflectir sobre este último ano e sobre o que preciso e quero melhorar para alcançar o meu equilíbrio, pintando ao mesmo tempo cada fatia da roda, foi um excelente exercício de reflexão e meditação.

Depois da ideia geral que a Sofia nos transmite, acho que cabe a cada um de nós encontrar a maneira mais fácil de fazer este traçar de objectivos e metas, embora ela também dê dicas para o fazer.  Eu criei uma nova roda para cada área onde tenho os objectivos a cumprir de forma colorida até chegar ao valor que ambiciono.

Meditar é uma coisa que me faz bem, e este exercício foi o primeiro passo para retomar hábitos antigos e experimentar outros, mas sobre isso falarei num outro post.

Feliz ano novo!

 

Nota: Este post foi escrito sem respeitar o novo acordo ortográfico. 

3 comments

  1. Gosto do exercício da Roda da Vida, embora não tenha o hábito de recorrer a ele com frequência. E esse teu objetivo é enormeee. 🙂 É o verdadeiro trabalho para a Vida! E não deixa de ser um desejo, um sonho que queres manifestar. Contudo, como tão bem sabes, é mesmo necessário dar passos em direção a ele. Que continues nessa caminhada, fazendo as tuas escolhas por ti. Por quem És!
    Um beijinho*

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s