Sobre o Natal – Colecionem momentos ♥

Confesso-vos que não sou grande fã do natal. Já fui e já lá vão muitos anos…

Quando era criança o natal era pura magia. Não existiam smartphones, nem tablets, nem computadores em qualquer lado, nem televisão com canais sem fim para dispersar a atenção de todos. Era fácil acreditar que os presentes caíam pela chaminé trazidos pelo pai natal ou pelo menino jesus.

Muitos dos meus natais, foram passados em casa da minha avó paterna, que infelizmente já não está connosco. A véspera de natal era uma azafama entre fazer a aletria, as filhós, as rabanadas, preparar o jantar… O cheiro a fritos, a canela e a lenha a arder na lareira eram o sinal de que o natal tinha chegado. Ainda hoje esses cheiros me fazem recuar automaticamente no tempo.

Nessa altura não havia partilha de mesas, comidas e selfies nas redes sociais, nem sonhávamos que isso um dia iria existir. Não havia meia dúzia de pessoas sentadas à mesa, caladas a mexer em telemóveis. Havia partilha de histórias, conversas, brincadeiras… Havia a pressa das horas passarem para ser meia noite e os presentes aparecem dentro do chinelo ou do sapatinho que religiosamente deixávamos junto à lareira, antes de comer.

Entre o jantar e a abertura das prendinhas ainda havia espaço para o teatro que eu e os meus primos fazíamos sempre nessa noite. Enquanto os nossos pais e avós andavam o dia todo a correr de um lado para o outro, nós juntavamo-nos e escrevíamos uma história para depois apresentar. Preparávamos o cenário, roubávamos as roupas da tia e do avô, e fazíamos um brilharete com o nosso teatrinho! Era tão fácil ser feliz…

Partilhei tudo isto com vocês por uma razão… Sabem o que é engraçado? É que não me lembro em especial de nenhum presente que tenha recebido nessa altura. Mas os momentos, os cheiros, as recordações… Isso está cá tudo! É a prova de que os bens materiais são apenas isso, coisas… O que vivemos, isso ninguém nos rouba, nem o tempo apaga.

O natal aí sim, era natal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s