Comer bem é assim tão caro? Dicas para poupar!

logolicious_20171012_170836459482312.pngOra aqui está uma coisa que passo a vida a ouvir.
De facto há coisas que são mais caras, mas não é regra neste tipo de alimentação.
Essencialmente é preciso saber escolher! Acho que esse é o maior segredo.
Por vezes enquanto estou na fila do supermercado, vou olhando para o que as pessoas compram e para mim inevitavel pensar na quantidade de “porcaria” que ali vai e quando mete compras para crianças, até dói só de olhar.
Quando me iniciei neste mundo da comida saudável cometi muitos erros e é mesmo com eles que vamos aprendendo.  Se antes demorava quase 2h no supermercado, hoje já demoro bem menos porque já sei o que quero. O processo inicial é sempre o mais dificil, por isso deixo-vos aqui algumas dicas:

  • Tempo! No inicio tem mesmo que ser. É preciso ir com tempo para poder comparar produtos, preços, ingredientes, para assim escolher a melhor opção.
  • Perder cinco minutos e até anotar num papelinho para pôr na carteira os valores aceitáveis num rótulo, para evitar produtos cheios de gordura e açúcares.
  • Não aos diets, lights e afins. Se formos ler os rótulos não é bem assim e por vezes compramos esse produtos que até são mais caros e no fim de contas são piores que os normais.
  • Fruta da época. É sempre mais barata!
  • Vegetais da época, a mesma coisa.
  • Ser saudável não é sinónimo de comer só aqueles super alimentos que agora estão tão na moda. Por exemplo, sementes de linhaça e de sésamo são baratas e têm muitos benefícios para nós.
  • Promoções!! Este é o maior segredo! Há tantas apps de promoções para ter sempre à mão no telemóvel. Depois é só preciso um papel para anotar , porque pensar “ah que bom isto e isto está em promoção no hipermercado x, tenho que ir lá” e até vamos mas trazemos tudo menos o que queríamos. É de realçar que por vezes também devemos ter cuidado com as “supostas” promoções.
  • Aproveito essa dica para dizer que uma lista de compras é a melhor coisa. Sem ela, ou temos uma memória brilhante ou acabamos por trazer o que não precisamos.
  • Digam não à comida processada, pré-feita e por aí adiante.
  • Evitar tudo o que vem em pacotes. Um exemplo? Alface em pacote, já lavada e pronta a usar. É mais cara e além disso vem dentro de um plástico… Até o meio ambiente agradece que comprem as outras inteirinhas e a granel que estão nas prateleiras.
  • No fim de fazerem as compras e antes de pagar, dêem uma vista de olhos pelo que têm no cesto ou no carrinho e pensem se tudo o que lá vai, faz realmente falta. Porquê? É simples… Imagem que levam para uma semana 4 iogurtes, 2 queijos frescos, muita fruta… Pensando nas refeições que vão fazer, vão usar realmente aquilo tudo? O mais certo é alguma coisa se ir estragar…
  • Porque não ir à feira em vez de ir ao supermercado? Façam a experiência…

Por fim, um exemplo:
O meu cestinho da foto tem algumas coisas básicas das minhas compras na semana passada.

Só trouxe 2 iogurtes, porque trouxe o queijo quark. Os iogurtes vou misturar com doce sem açúcar que comprei em promoção há uns 15 dias.
Só trouxe duas batatas doces porque não vou usar mais do que isso. O pacote das tostas além de ser barato dura-me umas duas semanas e o que tenho já só tem duas. A abóbora e a manga (comprei em promoção noutro sitio) são para usar em receitas.
De resto, fruta não trouxe pois além de ainda cá ter alguma boa da semana passada, tenho também na minha hortinha morangos e muitos figos, kiwis e dióspiros que a minha vizinha me oferece.

Como já disse, no inicio é complicado, mas depois é uma rotina como outra qualquer e melhor, a nossa saúde agradece.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s