Queques rápidos de manga e noz

IMG_2662Todos os dias tenho de preparar marmitas do lanche para mãe e filha, e apesar de não sermos muito esquisitas, gosto de variar.
Um dia desta semana, levámos meia manga com cereais puff de millet e iogurte, para o dia seguinte queria algo diferente mas que aproveitasse a manga que sobrou (nada se estraga nesta casa).
No regresso a casa, enquanto conduzo tenho o meu momento de inspiração diário, “E que tal experimentar uns queques de manga?!”.
Adoro inventar receitas mas normalmente não escrevo as quantidades nem ingredientes, vou acrescentando, mas desta vez esforcei-me por memorizar ingredientes e cá vai….

Ingredientes:
– 2 ovos
– 4 colheres de sopa de flocos de aveia fina
– 1 colher de chá de farinha de linhaça
– 1 colher de chá de sementes de chia
– 3 colheres de sopa de iogurte natural
– 1/2 manga partida em pedaços pequenos
– nozes q.b.
– canela (opcional)

Preparação:
Bater ligeiramente os ovos, adicionar os flocos de aveia, a linhaça e a chia, mexer bem, acrescentar o iogurte e envolver até ficar uma massa homogénea. Por fim, adicionar a manga e envolver de modo a espalhar-se por toda a massa.
Colocar o preparado em formas pequenas e polvilhar com noz picada. Cozer 5 a 6 minutos no microondas em potência máxima, a partir dos 4 minutos vou vendo como estão. Ficam sempre húmidos devido à consistência e quantidade de manga.

No final podem polvilhar com canela, adoro a combinação fruta + noz + canela. Não coloquei porque a princesa faz reação.
Podem cozer no forno ou no microondas. Opto muitas vezes pelo microondas, excepto se tiver de usar o forno para preparar o jantar, e aproveito já estar quente. O microondas acaba por ser mais prático pois além de ser mais rápido, não tenho de estar sempre a controlar a princesa para não se aproximar do forno.
Estes queques além de deliciosos são uma opção saudável, rápida e sem açúcares refinados, super completos com lacticínio, fruta e hidratos para o lanche de miúdos e graúdos .
A princesa levou dois com um chá de tília que também adora, e o lanche foi sucesso garantido.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s